domingo, 20 de outubro de 2013

Estrutura e função dos estômatos

O estômato é uma estrutura epidérmica presente nas folhas, que permite controlar a entrada e a saída de gases e vapor de água na planta. É formado por duas células em forma de rim ou de halter ricas em cloroplastos, denominadas células-guarda ou células estomáticas, e por diversas células subsidiárias, dispostas em torno.

            Devido à disposição estratégica das microfibrilas de celulose em sua parede, ao ficar túrgidas, essas células aumentam a curvatura, o que causa sua separação e a abertura do ostíolo. Ao perder água, por sua vez, elas diminuem a curvatura e se aproximam, fechando o ostíolo.


   Diversos fatores ambientais influenciam a abertura dos estômatos. Entre eles destacam-se a luz, a concentração de gás carbônico e o suprimento hídrico da planta.

-Luz: a maioria das plantas abre os estômatos assim que o sol nasce fechando-os ao anoitecer. Essa medida reduz sensivelmente a perda de água por transpiração. De dia os estômatos têm de estar abertos para deixar entrar gás carbônico para a fotossíntese. À noite, podem fechar, pois o suprimento de gás oxigênio para a respiração, acumulado no mesófilo dura a noite inteira.

Co2: o fechamento dos estômatos é influenciado pela concentração de gás carbônico no mesófilo.

Suprimento hídrico: A disponibilidade de água no solo exerce grande influência nos movimentos estomáticos. Se faltar água para a planta, o turgor das células-guarda diminuiu e os estômatos fecham. Isso ocorre mesmo que haja luz disponível para a fotossíntese e que a concentração de gás carbônico no mesófilo esteja baixa.

Condições Ambientais                                       Comportamento do estômato
Intensidade de luz                                                       Alta                    Abre
                                                                                   Baixa                 Fecha
Concentração de CO2                                                                Baixa                 Abre
                                                                                  Alta                   Fecha
Suprimento de água                                                    Alto                   Abre
                                                                                  Baixo                 Fecha

 Mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos:
O aumento do turgor de células-guarda ocorre devido à migração, para o seu interior de íons potássio (K+) provenientes de células vizinhas. Em presença de luz ou em baixa concentração de gás carbônico, íons potássio são bombeados para o interior das células. Isso faz aumentar o turgor dessas células, e o estômato abre. Em situação inversa, ou seja, na ausência de luz ou em altas concentrações de CO2, as células-guarda perdem potássio; com isso seu turgor diminui e o estômato fecha.


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário