domingo, 20 de outubro de 2013

Artrópodes

O filo Arthropoda (do grego árthron, articulação , e podós, perna), reúne mais de um milhão de espécies. As principais características dos artrópodes são o esqueleto externo de quitina (exoesqueleto), pernas articuladas por juntas móveis, corpo metamerizado, triblástico, celomado e com simetria bilateral. Os artrópodes mais conhecidos são os crustáceos (caranguejos, camarões, etc.), os insetos (moscas, baratas, etc), e os aracnídeos (aranhas, escorpiões, etc).
            Para crescer, um artrópode precisa abandonar o exoesqueleto antigo e produzir outro maior, ajustado ao novo tamanho do corpo. Esse fenômeno denominado muda ou ecdise ocorre periodicamente ao longo da vida do animal.

* Principais classes do filo:
Crustacea (crustáceos)
Características gerais: animais dotados de cefalotórax e abdome, dois pares de antenas e cinco pares de pernas locomotoras no cefalotórax, geralmente com apêndices abdominais.
         Hábitat: animais de vida livre; na maioria aquáticos, de água doce ou salgada; poucas formas terrestres, que precisam de muita umidade.
              Exemplos: camarão (Penaeus), lagosta (Homarus), siri-azul (Callinectes).

Arachnida (aracnídeos)
Características gerais: animais dotados de corpo dividido em cefalotórax e abdome, sem antenas, quatro pares de pernas locomotoras no cefalotórax e sem apêndices abdominais.
             Hábitat: a maioria é terrestre, com poucos representantes aquáticos.                                                              Exemplos: aranha papa-mosca (Salticus) e viúva-negra (Latrodectus), escorpião (Centruroides) e ácaro da sarna (Sarcoptes scabiei).

Insecta (insetos)
Características gerais: animais dotados de corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, um par de antenas, três pares de pernas locomotoras no tórax e sem apêndices abdominais.
            Hábitat: vivem em todos os ambientes, estando ausentes apenas no mar, são os únicos invertebrados capazes de voar.
             Exemplos: mosca doméstica (Musca domestica), pernilongo (Culex), pulga (Pullex irritans).

Dados de anatomia e fisiologia:
Sistema Digestivo completo (tubo digestivo com regiões diferenciadas e glândulas acessórias), digestão extracelular; peças bucais para manipular e triturar o alimento.
Sistema Circulatório aberto; sangue (hemolinfa) destituído ou dotado de pigmentos respiratórios (hemoglobina ou hemocianina).
Sistema respiratório branquial (crustáceos), traqueal (insetos e aracnídeos) e pulmonar ou filotraqueal (aracnídeos).
Sistema excretor: glândula verde (crustáceos), túbulos de Malpighi (insetos e aracnídeos) e glândulas coxais (aracnídeos).
Sistema nervoso: composto por cérebro (resultado da fusão de vários gânglios nervosos e por uma cadeia nervosa ventral, com pares de gânglios dispostos em sequência).
Sistema sensorial: olhos (simples e compostos), órgãos de equilíbrio, sensores táteis e químicos.
            Reprodução: sexuada, espécies dioicas, fecundação externa ou interna, desenvolvimento direto ou indireto, com metamorfose gradual ou completa.

Crustacea
Camarão-rosa

Lagosta

Siri-azul

Arachnida

Salticus

Centruroides

Viúva-negra

Insecta
Culex

Musca domestica



Pullex irritans



Referências:
-Fundamentos da Biologia Moderna. José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Marto.

Imagens:


Nenhum comentário:

Postar um comentário